sexta-feira, 9 de junho de 2017

Semana Nacional do Meio Ambiente

Nos últimos dias, nossa associação tem convivido com fatos bastante lamentáveis com relação à área de preservação ambiental onde há um grande número de nascentes, onde há lençol freático, manancial e grande área de mata e de árvores nativas. Esta área se localiza entre os bairros Monte Mário, Eucisa, Santa Teresa, Monsenhor Mário Quintão e Santa Cecília e é conhecido como Campo Belo.

Contudo para nossa surpresa, fomos informados e apuramos, por nós mesmos, que, dia a dia, estavam sendo suprimidas deliberadamente nascentes, desmatamentos e queimadas sendo realizadas por todas as partes, inclusive nas matas nativas da área de preservação, bem como derrubada de árvores nativas bastante antigas e algumas protegidas por lei. Na local, havia um grande número de pássaros e de outros animais, que atualmente estão em número bastante reduzido.

Fizemos denúncia ao órgão ambiental municipal, ao Ministério Público, à Policia Militar Ambiental e a órgãos ambientais estaduais dos quais estamos aguardando os resultados.

As propagandas veiculadas de venda dos lotes, aparentemente e supostamente, não correspondem com a realidade, conforme relatos de moradores e como investigamos, fato também denunciado para apuração, visando a proteção dos direitos dos compradores.

Os vereadores Thiago Campos Martins e Carlos Augusto Soares do Nascimento (Carlos Du) estão acompanhando de perto esta situação e estão também imbuídos em ajudar a defender o meio ambiente daquela área.

É lamentável, mesmo que autorizado, licenciado ou legalizado, o fato. Presenciar este absurdo e poder apenas denunciar, vendo o meio ambiente ser brutalmente devastado como está sendo, o país vivendo crise hídrica e vemos esgoto de bairros vizinhos sendo despejados diretamente no manancial há muito tempo, poluindo-o a ponto de contaminar o lençol freático e, pior, nascentes sendo deliberadamente destruídas injustificadamente, nos deixou perplexos. Será que quando o loteamento estiver todo ocupado, todo o esgoto do Campo Belo será lançado diretamente no manancial, como ocorre atualmente com o esgoto existente oriundo de outros bairros? Esperamos e vamos solicitar para que não o seja, pois prejudicará não só os próprios moradores locais, como a toda a região vizinha, pois ambos poderiam usufruir do manancial e o verão ser desprezado e destruído.

Estamos de luto pelo Loteamento Campo Belo e, nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, lamentamos e deixamos o nosso protesto com este fato, este atentado contra o meio ambiente, contra a natureza, sob a alegação de progresso.

SE O DESENVOLVIMENTO GERA DESTRUIÇÃO DA NATUREZA,
ESTE NÃO É PROGRESSO.