sábado, 14 de novembro de 2020

VOTE CONSCIENTE

 Amanhã teremos mais uma oportunidade de mudar os rumos da cidade onde moramos. A ARCOM-SC conseguiu levar suas propostas em forma verbal, através de Tribuna Livre, audiências e conferências proposta; e, de forma escrita, através de propostas de projeto de lei, de ofícios, relatórios para contribuir com a Administração Pública Municipal. Alguns vereadores ouviram nossas reivindicações a quem agradecemos, inclusive participamos de uma importante alteração na Lei Orgânica, que incluiu o Estatuto da Cidade na parte que trata do Plano Diretor.

Observe nosso post anterior, veja com cuidado quem tem a melhor proposta contida em seu plano de governo, de acordo com o previsto em leis federais e estaduais, de onde vem as diretrizes para a transferência de recursos. Verifique se as propostas contêm a implementação do Plano Diretor que, desde a época de sua obrigatoriedade 2008, não existe em nossa cidade e que deve ser obrigatoriamente revisto de dez em dez anos e com audiência públicas, para ter eficácia no tempo e no espaço.

Observe o comportamento ético do candidato, como levou a campanha, se se limitou a atacar o outro, se se comportou com respeito e civilidade, se não tentou comprar o voto, se teve critérios legais e possíveis em suas propostas, se, em suas atitudes durante o período eleitoral, demonstrou, em suas palavras, amor a Barbacena, se teve apoio popular sem precisar de pagar para isso e se fez uma campanha limpa e diferente.

Se expressa realizar diagnóstico e elaboração de Planos Municipais para todas as áreas das políticas públicas e urbanas.

Se constam a modernização da Lei Orgânica e da legislação municipal bastante defasada.

Se preveem a participação popular através da Gestão Democrática das Cidades, como o Orçamento Participativo, Conselhos Gestores, Audiências, Debates e Conferências Públicas.

Observe se há previsão de Logística Reversa, se há reestruturação do estatuto do servidor e da administração pública, tornando-a transparente, eficiente, ágil, moderna e inovadora.

Se possui proposta de Desenvolvimento Urbano e Rural Sustentáveis.

Se preveem a modernização e implementação dos Fundos Públicos que vão desonerar o Município e trazer recursos específicos para mais de vinte áreas de políticas públicas e urbanas.

Se preveem enfim, a criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente para cuidar das diversas áreas da Natureza, hoje abandonadas e sem a estrutura adequada para licenciamento ambiental.

Sem ter Planejamento Municipal ficaremos à deriva. Sem seguir as diretrizes legais, sem recursos. Sem a participação popular, não teremos futuro.

Principalmente, se preveem o resgate da identidade e da vocação do município, através da valorização de todas as riquezas materiais e imateriais, naturais e históricas, da cultura, esporte, lazer, turismo e do sentimento de pertencimento, trazendo o sentimento de alegria de ser munícipe desta terra.

Para concluir, VOTE CONSCIENTE, NÃO VOTE EM BRANCO, NÃO ANULE SEU VOTO, VOTE, POIS O FUTURO DEPENDE DE NOSSA CIDADANIA E DE NOSSA SOBERANA ESCOLHA.