sexta-feira, 13 de novembro de 2020

SOMOS CIDADÃOS UNIDOS PELA ÉTICA - FASE 01

Nos últimos quase quatro anos, estivemos presentes em quase todas as seções da Câmara Municipal, fizemos várias representações junto ao Ministério Público, quando não tivemos respostas, procuramos ajudar o Executivo Municipal no máximo que pudemos.

Registramos em Cartório um trabalho intitulado Somos Cidadãos Unidos pela Ética, onde abordamos nosso estudo de como as cidades podem se desenvolver, seguindo as diretrizes federais e estaduais e colocando em prática a Gestão Democrática, como o Orçamento Participativo, Conselhos Gestores de Fundos Públicos e Audiências Públicas.

Abordamos em Tribuna Livre em 2017 que nossa cidade para se desenvolver necessita de uma reforma profunda na Lei Orgânica e em várias leis. Abordamos a importância do Plano Diretor atualizado, do Zoneamento Ambiental, da reformulação dos Fundos Públicos Municipais, como fontes específicas para captação de recursos e de recepção de transferência de recursos da união e do estado.

Procuramos levar ao máximo possível de pessoas a importância de buscarem participar como sociedade civil organizada, ter sua documentação em dia, capacitar-se e qualificar-se. Buscamos diretamente auxiliar entidades e pessoas a utilizarem boas práticas administrativas.

Informamos que, sem a realização de diagnósticos para cada área e nela se basear para fazer o planejamento municipal atualizado, em todas os setores da política pública, como na política urbana, nada irá adiante de forma sustentável.

Mostramos que o Município tem que ser o promotor do desenvolvimento de uma cidade, ouvindo a população e esta deve se organizar de forma participativa e cooperativa, unindo os três setores da sociedade, para juntos encontrar as causas e suas respectivas soluções e as colocar em prática.

Demonstramos que o Meio Ambiente deve ser respeitado e ter uma Secretaria para que a cidade cresça respeitando o ecossistema e, através da Logística Reversa, transformar os problemas em soluções, resíduos em emprego e renda.

Fizemos a nossa parte e vimos agora a coroação de nosso trabalho, quando lemos, na maioria dos planos de governo dos candidatos a prefeito e a vereadores de Barbacena, os temas acima expostos, fato este nunca ocorrido na história de nossa cidade, desde 1988. Este fato nos enche de esperança de que enfim nossa cidade siga as diretrizes do Estatuto da Cidade, Lei 10257/2001, e das diretrizes nacionais e estaduais para ingressar no caminho do desenvolvimento.

Agradecemos à Prefeitura de Maringá, fonte de nossa inspiração para ajudar Barbacena, que gentilmente nos recebeu para nos passar o caminho do sucesso da Cidade Canção (Maringá-PR).