domingo, 30 de dezembro de 2018

2018, Aprendizado!

Em 2018, aprendemos, na prática, que os planejamentos, os conceitos, as estratégias é que devem se adaptar, mudar e não o caminho.

Nosso objetivo é cooperar para a construção de um mundo melhor, pois o que ocorre em um pequeno espaço geográfico, o lugar onde vivemos, repercute em outros.

São Vicente de Paulo ensina que quem recebe a ajuda é o que a avalia e deve ser a referência para aperfeiçoar a qualidade das ofertas, dentro de todas as perspectivas possíveis. Agindo assim, aprenderemos a cooperar e, quem sabe, ajudar, fazendo a conexão entre o objetivo que traçamos com a eficácia a quem ou a que nos dirigimos.

Aprendemos que a ineficácia, o erro, ou o não devem ser encarados como referenciais para avaliação e reavaliação do resultado encontrado no momento. Muitos conceitos se mostram equivocados quando analisamos se algo surtiu efeito ou não. Há muitas variáveis que vamos acrescentando com a experiência fática. A prática é a melhor das experiências; e, o exemplo, o melhor dos ensinamentos.

Muitas vezes queremos resultados imediatos, mas tudo na vida requer maturação, para uma adequada colheita, no tempo certo. A adaptação, a perseverança, a temperança e a lembrança de que somos eternos aprendizes, sabendo que as variáveis mudam constantemente no tempo e no espaço, nos fazem trilhar o caminho da sabedoria e da inteligência. A frustração ocorre quando há desejo próprio e não um sentimento de sermos simples instrumentos para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Saber exatamente qual o nosso papel real nas diversas peças que atuamos no teatro da vida é outra prática que jamais devemos deixar de lado. Aprendemos também que para não convertermos o bem em mal, devemos saber usá-lo da forma, no momento, com a pessoa, e no lugar adequados.

A mensagem é uma só, porém se o transmissor e o receptor não estão na mesma frequência de nível humano, intelectivo, emocional e de conhecimento, de sentimento, de objetivo, o entendimento e interpretação desta mensagem mudarão, às  vezes, de forma diametralmente oposta; e a mensagem, por melhor que seja, se perderá.

Muito obrigado Vida, por nos ensinar tanto, inclusive no Não, aprendi que o não, significa esperar com sabedoria pelo sim que virá com a maturidade de nossa verdadeira vontade e esperança no momento certo e da forma certa; caso não venha, cabe então se resignar e reavaliar, mas nunca deixar de lado o objetivo de cooperarmos para o equilíbrio, a harmonia, o amor e a paz neste mundo.

Os grandes homens e mulheres na história da humanidade, ao serem mortos, fracassaram, ou tudo que fizeram foi em vão? Se suas sementes até hoje germinam, mesmo com o passar dos séculos, mesmo que de forma prática em poucas pessoas, o resultado foi alcançado.

"Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela, e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada.". Sidarta Gautama, Buda.