É agradável ver os olhos e os olhares destes seres humanos para os quais se dedica este dia no mundo inteiro.
Há estudos que dizem que o olhar de pessoas com Síndrome de Down é parecido com as o do país asiático chamado Mongólia; que se esqueça o uso pejorativo de tempos passados.
Mas o que importa de verdade é que é um olhar de esperança, com brilhos nos olhos, refletidos em um rosto feliz. Um olhar que enxerga, mas não vê diferenças ou fronteiras que transmite inocência, entusiasmo e esperança, expressões tão esquecidas nos rostos de muitas pessoas hoje em dia.
Para nós, inclusão significa ausência de exclusão, e não declarar um grupo de pessoas como especiais para que se sintam incluídas, mas, sim, trazer todos indistintamente para o seio da sociedade, para que se sintam também partícipes da construção de um mundo melhor.
Nós seres humanos somos diferentes nos mais diversos aspectos, nenhum deve ser tratado ou se sentir menos ou mais que o outro, pois, lembremos, somos Seres Humanos, e como tais devemos ser como é da nossa natureza, sociais e sociáveis.
O nome desta síndrome é em homenagem ao médico John Langdon Down que descreveu a trissomia 21.
A mensagem é que devemos dar o verdadeiro significado a tudo, Down, não é apenas para baixo, segundo a Física, para baixo ou para cima, dependerá da perspectiva do observador.
Então, que nosso olhar para com o nosso próximo, para a Natureza, para o futuro seja como o Olhar Down, seja UP, para cima.
Parabéns, sucesso e muitas felicidades a todos que possuem o Olhar Down.
Muito obrigado pelo exemplo Humano de todos vocês.