Rendemos homenagem neste dia 15 de outubro de 2016 àqueles que professam as ciências, os valores éticos e morais, o Conhecimento no sentido amplo.
Segundo alguns, nossa primeira e última professora é a Vida, a maior dádiva do Criador para nós, que paulatinamente vai nos mostrando, explicando, guiando, muitas vezes ajudando-nos por si só, sem que percebamos. Muitas vezes, não entendemos por que uma profissão que é, sem dúvida, uma das principais para o desenvolvimento da humanidade é tão desvalorizada em nosso país e em outros.
Os professores são nossas primeiras referências para acessar o conhecimento e, assim sendo, sua responsabilidade é muito grande, uma vez que o estudante interessado, quer imitá-lo, quer seguir seu exemplo. Humanamente nossos primeiros professores são os nossos pais ou responsáveis, aqueles que literalmente nos ensinam os primeiros passos, a base ética e moral que vai nos nortear durante toda uma vida.
Hoje lançam aos professores as responsabilidades que cabem aos pais, o que é equivocado. Aos professores cabem ensinar as ciências em geral, bases da vida em sociedade. Contudo, se a estes alunos não lhes é trazida à vida diária essas bases científicas e valores humanos, a dor, o sofrimento, as sanções da lei tornam-se o professor e mestre de todos, uma vez que ensinam através da lei de causa e efeito. Como disse Pitágoras: "Educai as crianças e não terás que punir os homens".
Bem, na vida, os professores são muitos, é só prestar atenção: são os desafios e as dificuldades, o tempo e a persistente paciência, a derrota e a perda, a erguida e o recomeço, o sorriso e o incentivo leal de alguém em um momento difícil, a lembrança do ocorrido com alguém, o autoconhecimento e a prática ascendente, o arrependimento sincero e o reparo, a eterna vigilância, a constante persistência e a fé e muitos outros elementos da vida que nos fazem refletir, ficar de pé, aprender e seguir lutando para, no fim, dar, como produto de tanto esforço, o maior presente que todo professor almeja: o Triunfo de seu aluno ante a adversidade, a tão almejada maturidade e sabedoria. Os maiores mestres que a humanidade teve e tem possuem uma coisa em comum: ensinam através do EXEMPLO DE VIDA, porque é o ingrediente primordial que faz a diferença em qualquer receita de sucesso.
Então, desejamos a todos os professores, principalmente, àqueles a quem este dia é dedicado e comemorado, esses guerreiros incansáveis que, mesmo com tantas variáveis contra, conseguem chegar ao resultado correto da equação. Precisamos de professores para os líderes e governantes em todos os níveis de grupos sociais para que aprendam a valorizar as pessoas, recomeçando de uma mudança de base, na base, voltando ao alicerce da educação para criar uma nova sociedade baseada em valores humanos e no bem-comum; e, não, nos valores materiais e egoístas.Então que nós alunos, façamos nossa lição de casa com o maior zelo possível a cada e a todo instante da vida, para que, evoluindo nosso nível um por um, possamos elevar o nível do povo do qual fazemos parte e do qual nascem nossos líderes e governantes. Recebam todos vocês nosso carinho e reconhecimento e saibam que o maior reconhecimento, o que mais conta é o do Professor Maior, Deus, que lhes pagará com Justiça no Exame Final e nos dará a verdadeira nota, de acordo com nossos valores de ser humano e do legado que deixamos. PARABÉNS.